ENERGIA E MATÉRIA

Energia: (gr. energia; eficácia)
atividade
força
Aristóteles: realidade
grandeza que caracteriza um sistema físico, guardando o mesmo valor durante todas as transformações internas do sistema e que expressa a sua capacidade de modificar o estado de outros sistemas com os quais interage
acupuntura: força que constitui e anima ao mesmo tempo os seres e o cosmo

Energia química: deriva diretamente da energia luminosa ou solar, armazenando-se sob a forma potencial em alimentos, vegetais e combustíveis

Energia elétrica: forma de energia de transição muito difundida, provém da conversão da energia mecânica pelos geradores nas centrais.

Energia nuclear: resulta da reação entre núcleos de certos elementos leves ou pesados. O calor liberado é transformado em energia mecânica e depois em energia elétrica.


Matéria: (do lat. matéria, da raiz mater, matris, mãe)

substância constituinte dos corpos, dotado de propriedades físicas
categoria filosófica que designa a realidade objetiva existente fora e independentemente da consciência humana e que por esta é refletida
coisas físicas, corporais

A matéria se manifesta de infinitas formas, está associada indissoluvelmente ao movimento e tem a capacidade de autotransformar-se de tal modo que , existindo condições favoráveis, esta autotransformação pode conduzir ao surgimento de vida, dos seres pensantes e dos sistemas socialmente organizados. Assim a matéria pode ser classificada em 3 formas fundamentas: os sistemas de natureza inorgânica, compostos por partículas elementares, campos, átomos e moléculas e corpos macroscópicos; os sistemas biológicos, que englobam desde o microorganismo até o ser humano; os sistemas organizados socialmente.

A concepção de matéria é essencialmente atômica: é descontínua, constituída de partículas ou átomos e moléculas cujos diversos arranjos correspondem aos Estados Da Matéria, (gás, líquido e sólido). Porém estes estados correspondem somente á esquemas cômodos de classificação, pois é possível passar do estado líquido ao gasoso de modo contínuo, e , além disso, os ‘cristais líquidos’ são estruturas intermediárias entre os sólidos e os fluidos. Acrescente também o fato de que não entram em qualquer destas 3 classificações os líquidos superfluidos a temperaturas muito baixas ou os plasmas a altas temperaturas (gases carregados de energia elétrica).

Em diversas publicações de cunho espírita vemos a palavra plasmar. Este verbo designa nada mais nada menos do que a transformação do dito ‘nada’ em algo palpável apenas através da força mental. Justamente a origem descrita na Bíblia quando nos diz que Deus criou todo o Universo apenas através de sua vontade. esta vontade traduz exatamente o que seria o plasmar: criar , do nada, algo, apenas desejando. Jesus nos diz : basta que desejemos algo que este mesmo algo nos será concedido por Deus. E também diz que se um homem acreditar realmente, ele pode mover montanhas apenas com a força de sua mente. E é exatamente isto á que estou me referindo aqui: plasmar é criar, através da força mental, uma aglutinação da matéria que não vemos com nossos olhos físicos, algo real.

A Física Quântica tornou obsoleta a distinção entre matéria e radiação: campos e partículas são de fato duas faces de uma mesma classe de objetos fundamentais, os quanta.
(A teoria quântica de Dirac mostra que toda partícula fundamental está associada a uma antipartícula. Assim a antimatéria é uma outra forma de matéria, simétrica aquela que nos é familiar)

Relatividade: a relatividade geral faz uma síntese da mecânica e da gravitação. A interação gravitacional é descrita como uma curvatura do espaço induzida pela presença de massas. Este espaço – tempo curvo não euclidiano não admite alinhamento, mas curvas de comprimentos mínimos, chamadas geodésicas, que correspondem ás trajetórias mais curtas que podem ser percorridas para se ir de um ponto a outro.
Entre as conseqüências mais importantes da relatividade geral cabe destacar a interação entre massa e radiação: os raios de luz são desviados quando atravessam regiões próximas a grandes concentrações de massa, e os comprimentos de onda das radiações emitidas pelos átomos situados em um campo gravitacional intenso são deslocados para o vermelho.(N.E.: este desvio para o vermelho se refere á escala que a cor vermelha ocupa quanto á sua freqüência e comprimento de onda).

A ciência atualmente chegou na conclusão de que a energia, em um determinado ponto, se manifesta como partícula, e logo no ponto seguinte, se comporta como uma vibração de onda no espaço. Deste modo podemos dizer que não há um ponto determinado onde a matéria acaba, pois logo no ponto seguinte ela continua a se manifestar, não como matéria física em forma de partícula, mas como uma onda, que é comprovadamente existente por nos deixar como informações a sua freqüência e o seu comprimento (como as ondas de rádio, por exemplo)

 

Leave a comment